domingo, 26 de abril de 2015

Conhecendo a mecânica dos solos na engenharia

Grande parte das obras tem, de alguma maneira, de transmitir as cargas sobre elas impostas ao solo e cabe a um engenheiro civil a necessidade do conhecimento das propriedades do solo. Além disto, o solo pode ser utilizado como o próprio material de construção, assim como o concreto e o aço são utilizados na construção de pontes e edifícios. Alguns dos exemplos são os aterros rodoviários, as bases para pavimentos de aeroportos e as barragens de terra.
Atualmente, a Mecânica dos Solos esta presente dentro de um campo mais envolvente que congrega ainda a Engenharia de Solos e a Mecânica das Rochas. Esta área denominada Geotecnia tem como objetivo estudar as propriedades físicas dos materiais geológicos, solos, rochas e suas aplicações em obras de Engenharia Civil tanto como material de construção quanto como elemento de fundação.
A Mecânica dos Solos foi desenvolvida com a intenção de estudar o comportamento dos solos, segundo formulações teóricas com princípio científico. Algumas dessas teorias possuem um cunho determinístico, e outras, probabilístico.  No estudo do comportamento dos solos, duas linhas de conduta têm sido utilizadas. A primeira preocupasse com as propriedades físico-químicas, forças intergranulares, efeito dos fluidos intersticiais, para, a partir de tais fenômenos, explicar o comportamento dos solos. A segunda apoia-se na hipótese que considera o solo como um meio contínuo, cuja relação tensão-deformação fornece subsídios para previsão do comportamento do solo.

Neste ponto, um recurso utilizado em mecânica dos solos é consultar as soluções dadas a problemas análogos, como primeira referência à solução de um problema proposto. Este método dá ao engenheiro a liberdade de escolha de soluções que deverão ser adaptadas ao problema estudado, pois nunca existe repetição de condições anteriores. Portanto, os ensaios de campo e laboratórios serão necessários para fornecer as reais propriedades dos solos e os dados exigidos nos cálculos de dimensionamento e verificação da solução adotada.

Um comentário: