sábado, 25 de abril de 2015

Apresentando a Engenharia Civil

Engenharia Civil: uma breve apresentação


Nos últimos anos o ramo da engenharia cresceu muito em número de adeptos. Com a tecnologia em ascensão e grandes projetos sendo lançados o interesse pela área cresceu muito no Brasil, durante 2002 até 2012, com maciços investimentos e muito procura de profissionais qualificados para tais funções. O setor de engenharia civil acompanha a economia do país. Se o mercado está em baixa, o setor também fica, mas quando a economia começa a crescer novamente, os números para civil também melhoram. 
 O curso tem em média 5 anos. Com um elenco de disciplinas pesadas e com certo grau de dificuldade, o curso também tem um elevado nível de desistência. Nos primeiros períodos, o estudando se depara com matérias que servirão de base para as aplicações no trabalho, são essas Cálculo, Álgebra, Física, um pouco de Química. Nos anos finais há as especialidades como estruturas, hidráulica, junto com uma base de administração e economia. 

Ele une o prático e o teórico." É a área da Engenharia que trabalha com a construção, concepção e manutenção de ambientes físicos, como pontes, estradas e barragens. Esse curso tem como principal objetivo projetar, gerenciar, criar e executar obras e construções [...] O profissional formado no curso de Engenharia Civil trata do projeto e execução de obras tais como pontes, estradas, avenidas, edifícios, viadutos, torres, barragens e todos os tipos de estruturas. Também cuida do estudo do terreno e do solo, do planejamento e concepção, desenho da planta e especificações da obra a ser executada. Além disso, atua na ampliação e na modernização de estruturas já existentes, na restauração e manutenção de edifícios históricos. "-  Mirian Mota do Guia da Carreira. 
Outra grande vantagem do curso de engenharia civil, assim como qualquer outro no ramo das engenharias, é a variedade de carreiras a ser escolhidas. Essa foi uma das principais razões por eu ter escolhido esse curso, após muita pesquisa sobre as disciplinas e a aplicação delas no futuro emprego. Um engenheiro não precisa trabalhar somente na sua área, como no caso de civil apenas em construções. Basta se especializar em outra área que ele é capaz de administrar, ser um gestor, ter uma visão empreendedora. Tudo muito auxiliado pela formação lógica-matemática e pela experiência em obras. Para mais complementações o site Catho apresenta um infográfico muito dinâmico sobre o curso.
Tudo Sobre Engenharia Civil - Unesp

Postagem de: Louise Motta


Links visitados para elaboração da postagem
Guia da Carreira
Guia do Estudante
Unama

4 comentários:

  1. Muito bom, Lou. Você soube abordar de forma simples e completa a engenharia civil. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da forma como abrangeu o curso de maneira simples e rápida!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da forma como abrangeu o curso de maneira simples e rápida!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo o texto autêntico! Parabéns pela escrita e pelo conteúdo.

    ResponderExcluir