domingo, 26 de abril de 2015

Alemães desenvolvem sistema inteligentes de proteção de fachadas envidraçadas.

O sistema criado em conjunto entre engenheiros e designers pretende diminuir os enormes consumos de energia decorrentes do funcionamento do ar-condicionado para o controle da temperatura, em edifícios com vistas envidraçadas.
O protótipo desenvolvido é constituído por uma matriz de 72 elementos de tecido em forma de flor. Cada um destes elementos possui no seu interior um conjunto de atuadores fabricados com uma liga metálica de níquel-titânio com memória de forma. Estes materiais têm a capacidade de voltar à sua forma original quando expostos a uma fonte de calor.
Quando a fachada aumenta de temperatura por ação do sol, os atuadores são ativados e assumem a sua posição original, fazendo com que os elementos de tecido se abram e impeçam que os raios solares penetrem no interior dos compartimentos.
A partir do momento que os raios solares deixam de incidir na fachada e a temperatura desta desce, as “flores” do tecido voltam a se fechar.

A tecnologia desenvolvida é muito útil pois não há necessidade da troca dos vidros tendo em vista a facilidade da sua aplicação e também por ser um ótimo meio para economizar energia.
Link com a matéria  da notícia na íntegra:http://www.engenhariacivil.com/sistema-inteligente-protecao-fachadas-envidracadas#more-19225

Um comentário: