domingo, 26 de abril de 2015

Alemães desenvolvem sistema inteligentes de proteção de fachadas envidraçadas.

O sistema criado em conjunto entre engenheiros e designers pretende diminuir os enormes consumos de energia decorrentes do funcionamento do ar-condicionado para o controle da temperatura, em edifícios com vistas envidraçadas.
O protótipo desenvolvido é constituído por uma matriz de 72 elementos de tecido em forma de flor. Cada um destes elementos possui no seu interior um conjunto de atuadores fabricados com uma liga metálica de níquel-titânio com memória de forma. Estes materiais têm a capacidade de voltar à sua forma original quando expostos a uma fonte de calor.
Quando a fachada aumenta de temperatura por ação do sol, os atuadores são ativados e assumem a sua posição original, fazendo com que os elementos de tecido se abram e impeçam que os raios solares penetrem no interior dos compartimentos.
A partir do momento que os raios solares deixam de incidir na fachada e a temperatura desta desce, as “flores” do tecido voltam a se fechar.

A tecnologia desenvolvida é muito útil pois não há necessidade da troca dos vidros tendo em vista a facilidade da sua aplicação e também por ser um ótimo meio para economizar energia.
Link com a matéria  da notícia na íntegra:http://www.engenhariacivil.com/sistema-inteligente-protecao-fachadas-envidracadas#more-19225

Conhecendo a mecânica dos solos na engenharia

Grande parte das obras tem, de alguma maneira, de transmitir as cargas sobre elas impostas ao solo e cabe a um engenheiro civil a necessidade do conhecimento das propriedades do solo. Além disto, o solo pode ser utilizado como o próprio material de construção, assim como o concreto e o aço são utilizados na construção de pontes e edifícios. Alguns dos exemplos são os aterros rodoviários, as bases para pavimentos de aeroportos e as barragens de terra.
Atualmente, a Mecânica dos Solos esta presente dentro de um campo mais envolvente que congrega ainda a Engenharia de Solos e a Mecânica das Rochas. Esta área denominada Geotecnia tem como objetivo estudar as propriedades físicas dos materiais geológicos, solos, rochas e suas aplicações em obras de Engenharia Civil tanto como material de construção quanto como elemento de fundação.
A Mecânica dos Solos foi desenvolvida com a intenção de estudar o comportamento dos solos, segundo formulações teóricas com princípio científico. Algumas dessas teorias possuem um cunho determinístico, e outras, probabilístico.  No estudo do comportamento dos solos, duas linhas de conduta têm sido utilizadas. A primeira preocupasse com as propriedades físico-químicas, forças intergranulares, efeito dos fluidos intersticiais, para, a partir de tais fenômenos, explicar o comportamento dos solos. A segunda apoia-se na hipótese que considera o solo como um meio contínuo, cuja relação tensão-deformação fornece subsídios para previsão do comportamento do solo.

Neste ponto, um recurso utilizado em mecânica dos solos é consultar as soluções dadas a problemas análogos, como primeira referência à solução de um problema proposto. Este método dá ao engenheiro a liberdade de escolha de soluções que deverão ser adaptadas ao problema estudado, pois nunca existe repetição de condições anteriores. Portanto, os ensaios de campo e laboratórios serão necessários para fornecer as reais propriedades dos solos e os dados exigidos nos cálculos de dimensionamento e verificação da solução adotada.

A evidente necessidade da discussão do planejamento urbano.

A seguinte notícia ilustra a necessidade de uma das áreas da engenharia civil que mais se mostram necessárias hoje em dia. O pensamento a longo prazo pode representar mais qualidade de vida para milhares de pessoas.

http://www.engenhariacivil.com/habitat-vertical-futuro-urbano-2015

DICAS DE VETERANOS

Como caloura de engenharia civil já comecei a sentir na pele as dificuldades do curso. Por isso, pedi ajuda para alguns veteranos que separam algumas dicas para se sair bem durante toda a faculdade. São elas: 
1. Fazer um planejamento de estudo deixando um tempo extra para as matérias mais difíceis.
2. Nunca deixar para depois, estudar todos os dias faz toda a diferença.
3. Muitas horas de estudos, dedicação, disciplina, persistência (por mais que a matéria pareça ser muito difícil, muito estudo pode mudar o cenário) e não desista, porque se fosse fácil, não se chamava engenharia. 
4. Se no ensino médio você estudava só nos dias de prova ou às vezes nem estudava e tirava um 10, esqueça essa mania e estude todos os dias.
5. Assine a dispensa da vida social, barzinhos, baladas, roles, acabou, a engenharia ira te consumir e te fará um viciado em café e vai dormir muito pouco.
6. Se você não está entendendo a materia, pergunte, se mesmo assim não entendeu, relaxa engenharia é assim mesmo.
7. Força de vontade, muita determinação, e não se assustar com o que a de vir pele frente, porque a caminhada é longa.
8. Monte um grupo de estudos para compartilhar informações, duvidas e soluções de exercícios.
9. Não se atrase para aula, não saia mais cedo para o intervalo, não chegue tarde do intervalo e não vá embora antes do fim da aula. Querendo ou não, os professores nos marcam. E ser inimigo dos professores é a pior coisa que se pode fazer.
10. Estudar para aprender e não para passar na prova, pois tudo o que você aprende no 1º período pode ser necessário lá no 10º.
Sejam bem vindo ao mundo da engenharia!

DESAFIOS DA ENGENHARIA CIVIL


O Brasil se encontra em um momento de grande necessidade de engenheiros, uma vez que o crescimento econômico tem sido responsável pelo desenvolvimento das cidades, resultando em uma grande quantidade de obras e construções. Entretanto, existe uma dúvida, será que os futuros profissionais da carreira estão tendo uma formação de qualidade e que consegue atender a demanda? O link mostra de uma
forma simples e clara os principais desafios encontrados no Brasil para a formação de engenheiros. 

Inovações tecnológicas na área de geotecnia no Amazonas

Link: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/04/grupo-de-geotecnia-da-ufam-cria-asfalto-alternativo-e-ecologico-no-am.html

A engenharia civil é a base para o estudo aprofundado no estudo das construções. Dessa base surgem várias áreas de atuação e pesquisa, cujos estudos são oferecidos através de pós-graduação, por exemplo.
Um dos ramos desta engenharia é a geotecnia, a qual faz principalmente o estudo da viabilização do uso de diferentes solos. No estado do Amazonas, pesquisas inovadoras vêm trazendo grandes resultados que já estão sendo aplicados, como por exemplo o "asfalto alternativo e ecológico" desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas. A publicação do link postado mostra algumas informações sobre tal tecnologia desenvolvida no AM.

A abrangência da engenharia civil e sua grandiosidade no Brasil

Link: http://wp.me/p1uU9J-De


Quando se pensa em engenharia civil, vêm à mente de muitas pessoas apenas a imagem da construção de prédios e edifícios nos centros urbanos. Esta área, porém, não se resume apenas ao trabalho com este tipo de estruturas.
A engenharia civil abrange as mais diversas construções, que vão da construção de prédios à pavimentação de vias e, até mesmo, à construção de usinas hidrelétricas. Tal ciência não permanece estática utilizando sempre os mesmos métodos, ela vêm se aprimorando ao longo dos séculos e se adaptando aos mais diferentes locais. Suas tecnologias estão chegando mais rápido em países subdesenvolvidos e desde o século passado estão se mostrando avançadas no Brasil.
Na publicação a qual segue o link, mostram-se as principais estruturas da construção civil já elaboradas em nosso país.

sábado, 25 de abril de 2015

Futuras Perspectivas

A partir da notícia http://blogdaengenharia.com/engenharia-civil-o-mercado-de-trabalho-comeca-a-preocupar/ publicada em março de 2014 traz dados que o mercado de trabalho para os setores tecnológicos está cada vez mais seletivo pelo início da saturação de profissionais da área no mercado. Fontes indicam que se formam 50% a mais engenheiros civis comparado a 2006.
O perfil ideal de engenheiro procurado pelas empresas une o exercício deste a partir dos conhecimentos adquiridos na faculdade com habilidades no uso de softwares e fluência em Inglês. Os empregadores também pedem que o engenheiro em questão apresente características de liderança que fazem falta no perfil de profissionais da área.
Com essa lotação de graduados em civil no mercado, os que têm destaque ganharão as melhores oportunidades. O curso sofrerá o mesmo que cursos como Direito está sofrendo, cabe a cada profissional dar o seu melhor para conseguir ser absorvido pelo mercado de trabalho. 


Escrito por: Louise Motta

Apresentando a Engenharia Civil

Engenharia Civil: uma breve apresentação


Nos últimos anos o ramo da engenharia cresceu muito em número de adeptos. Com a tecnologia em ascensão e grandes projetos sendo lançados o interesse pela área cresceu muito no Brasil, durante 2002 até 2012, com maciços investimentos e muito procura de profissionais qualificados para tais funções. O setor de engenharia civil acompanha a economia do país. Se o mercado está em baixa, o setor também fica, mas quando a economia começa a crescer novamente, os números para civil também melhoram. 
 O curso tem em média 5 anos. Com um elenco de disciplinas pesadas e com certo grau de dificuldade, o curso também tem um elevado nível de desistência. Nos primeiros períodos, o estudando se depara com matérias que servirão de base para as aplicações no trabalho, são essas Cálculo, Álgebra, Física, um pouco de Química. Nos anos finais há as especialidades como estruturas, hidráulica, junto com uma base de administração e economia. 

Ele une o prático e o teórico." É a área da Engenharia que trabalha com a construção, concepção e manutenção de ambientes físicos, como pontes, estradas e barragens. Esse curso tem como principal objetivo projetar, gerenciar, criar e executar obras e construções [...] O profissional formado no curso de Engenharia Civil trata do projeto e execução de obras tais como pontes, estradas, avenidas, edifícios, viadutos, torres, barragens e todos os tipos de estruturas. Também cuida do estudo do terreno e do solo, do planejamento e concepção, desenho da planta e especificações da obra a ser executada. Além disso, atua na ampliação e na modernização de estruturas já existentes, na restauração e manutenção de edifícios históricos. "-  Mirian Mota do Guia da Carreira. 
Outra grande vantagem do curso de engenharia civil, assim como qualquer outro no ramo das engenharias, é a variedade de carreiras a ser escolhidas. Essa foi uma das principais razões por eu ter escolhido esse curso, após muita pesquisa sobre as disciplinas e a aplicação delas no futuro emprego. Um engenheiro não precisa trabalhar somente na sua área, como no caso de civil apenas em construções. Basta se especializar em outra área que ele é capaz de administrar, ser um gestor, ter uma visão empreendedora. Tudo muito auxiliado pela formação lógica-matemática e pela experiência em obras. Para mais complementações o site Catho apresenta um infográfico muito dinâmico sobre o curso.
Tudo Sobre Engenharia Civil - Unesp

Postagem de: Louise Motta


Links visitados para elaboração da postagem
Guia da Carreira
Guia do Estudante
Unama